sábado, 2 de fevereiro de 2013


 EPIDENDRUM FULGENS - Orquídea-da-restinga

O gênero Epidendrum abrange mais de 1.100 espécies e milhares de variedades que chamam  a atenção pela forma inusitada e delicadeza de suas flores. Dentre as espécies, está o Epidendrum fulgens, conhecido popularmente como orquídea-da-restinga.

As flores são pequenas, têm aproximadamente 2cm de diâmetro. Ocorrem numa espiga terminal, formando buquês, cada um com cerca de dez inflorescências. Surgem de Novembro a Abril.

A orquídea-da-restinga ocorre no litoral brasileiro, sempre em locais de sol pleno e em solos arenosos.Atinge cerca de 50cm de altura e produz belas flores alaranjadas com uma forma que lembra um beija-flor colhendo néctar.

Pode ser plantada em vasos com uma mistura de húmus e areia ou pode ser colocada em uma árvore. Mas lembre-se de manter a sua orquídea em ambiente externo, os epidendros precisam de muita luz solar.

É uma planta muito rústica e florescerá todos os anos, não importando se você fez adubações ou não.  Se quiser fazer adubação, utilize a farinha de osso ou o bokashi. Adubos químicos ricos em nitrogênio podem matar a sua orquídea.